"O mais elevado estágio possível em cultura e moral é quando reconhecemos que devemos controlar nossos pensamentos." Charles Darwin

 

 
 

Agradeço por seu interesse.

Minha vida não seria uma história interessante,
uma vida normal, monótona, maçante.
Mas das escolhas que fiz, uma foi ser sonhador,
um criador de histórias, e desejei ser escritor.
E deste desejo veio o trabalho e a luta,
que a cada dia me enche de histórias pra contar.
Os sonhos tornaram minha vida uma aventura
e minha vida se tornou um sonho a se realizar.

Nasci em 1975, na cidade de Barretos-SP. Cresci com meus avós. Minha mãe sempre esteve presente, porém poucas vezes vi meu pai. Dos 13 aos 16 anos trabalhava no restaurante da família, mas desejava uma vida diferente.

Com 17 anos e concluído o primeiro grau, decidi sair de casa indo para um colégio interno, onde vivi por três anos e obtive a formação de Técnico em Agropecuária. Título que não me trouxe muitas vantagens. Durante um ano procurei emprego na área e não obtive sucesso. Para me manter, trabalhei como servente de pedreiro, ajudante de serralheiro e outros serviços gerais.

Em 1995, com 19 anos, consegui um emprego em uma loja de departamentos no shopping de Barretos. Trabalhei por 6 meses e consegui comprar meu primeiro computador. O objetivo era reescrever textos que até então estavam manuscritos em minhas gavetas e começar uma carreira de escritor.

Porém, a única coisa que eu tinha de bom era a determinação em mudar de vida e o sonho de ser um escritor. Meu computador era de segunda mão e meus três anos de colégio agrícola não me ofereceram suporte algum para o que eu realmente procurava. Tendo uma máquina estranha cheia de problemas e um conhecimento ínfimo de literatura e da própria língua, comecei minha árdua jornada em dois caminhos que eu não conhecia: o da informática e o da literatura.

Para reparar os problemas do computador voltei a trabalhar como servente de pedreiro para comprar as peças e nas horas vagas estudava informática em casa para diminuir os custos de manutenção. Quando o computador ficou em boas condições de funcionamento comecei a construir meus sonhos, um começo longe de ser algo importante, mas valeu como experiência.

No final do ano de 1997, morando em Caldas Novas-GO, criei um jornal de classificados que existiu apenas por duas edições. A total falta de experiência e a indisponibilidade de recursos me deixou sem um centavo e me levou inclusive a única coisa que tinha, o computador, que foi entregue para credores.

Em Janeiro de 1998 surgiu uma proposta para trabalhar em São Paulo-SP. O trabalho era informatizar a filial de uma transportadora. Uma responsabilidade grande para uma pessoa de pouca experiência. Mas, estando em São Paulo poderia entrar em contato com editoras e apresentar meus textos. Estava desempregado, sem nenhum dinheiro e ainda devendo. Aceitei de imediato.

As decepções começaram ao chegar em São Paulo. O lugar era horrível, as condições de trabalho ainda pior. Na primeira semana a empresa foi assaltada e tive uma arma apontada para minha cabeça a um palmo de distância. Aquilo parecia um prenúncio do que estava por vir. Durante os primeiros meses a tensão foi enorme, o trabalho era muito e havia muita coisa para colocar em ordem, mas todos os obstáculos foram superados.

Com tudo acertado no trabalho passei a investir em meu sonho. Entrei em contato com editoras e inscrevi meus textos para alguns concursos, mas as respostas nunca eram positivas. Meu currículo não me abria portas, meus textos não tinham boa qualidade.

Sentindo a necessidade de aprimorar meus conhecimentos na área literária, em 2001 voltei para Barretos, iniciei o curso de Letras em uma cidade vizinha e mudei de emprego. No segundo ano de faculdade foi aprovado um projeto meu para a criação de um jornal destinado aos alunos. A primeira edição foi impressa com 2.000 exemplares e devido ao sucesso a segunda edição alcançou o numero de 14.000 exemplares.

Neste mesmo período idealizei e publiquei um jornal de apoio à cultura para distribuição nas escolas de Barretos e Região. Com 4 edições, foi distribuído em setembro, outubro, novembro e dezembro de 2002.

No início de 2003, por complicações financeiras, foi obrigado a interromper meu curso e todos os meus trabalhos. Durante um ano reestruturei meus projetos de vida, me dediquei aos estudos, e trabalhei neste site. Neste mesmo ano, prestei meu primeiro concurso, para professor do estado, e fui aprovado. Fui instrutor de informática durante 6 meses e designer gráfico de uma confecção outros 6 meses.

Em 2004 reiniciei meu curso e obtive graduação no curso de Licenciatura em Letras. No ano seguinte fui convocado para assumir meu cargo, devido ao concurso em que fui aprovado em 2003, atuando como professor de lingua portuguesa e Literatura no ensino fundamental e médio. Ingressei no mestrado na USP em 2008 e me tornei mestre em Literatura Comparada em Abril de 2011, assumindo a função de Coordenador Pedagógioco no mesmo período.

Em 2013 mudei-me para a cidade de Mogi Mirim-SP e voltei a ser professor, atuando na rede pública. E apesar de ter paixão pelo ofício, criar histórias e escrevê-las sempre foi um sonho em minha vida, um sonho que vem se tornando realidade em milhares que letras e centenas de páginas a cada dia. E espero poder levar ao conhecimento de um grande número de pessoas estas histórias que surgiram de meus sonhos e desejos.

E com o objetivo de oferecer ajuda no aprendizado de língua portuguesa e apresentar meus trabalhos, foi criado este site.

Espero que lhe seja útil.

Roberto Avila

 

 
 
Mestrado em Literatura
 
 
Instituição: Universidade de São Paulo - USP
Área de Estudo: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
Município: São Paulo-SP
Ano de Conclusão: 2011
 
Licenciatura em Letras
 
 
Instituição: Faculdades Integradas FAFIBE
Município: Bebedouro-SP
Ano de Conclusão: 2004
 
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
 

Literatura, Cinema e Cultura: Interseções
· Nível do Curso: Curso de Mestrado
· Ministrante: Profa. Dra. Aparecida de Fatima Bueno
· Instituição: Universidade de São Paulo - USP / São Paulo-SP
· Carga Horária: 120 horas
· Período: 03/2009 a 06/2009

Comparatismo Literário em Língua Portuguesa
· Nível do Curso: Curso de Mestrado
· Ministrante: Prof. Dr. Benjamin Abdala Junior
· Instituição: Universidade de São Paulo - USP / São Paulo-SP
· Carga Horária: 120 horas
· Período: 08/2008 a 12/2008

Fronteiras e Deslocamentos na Literatura Portuguesa no Século XX
· Nível do Curso: Curso de Mestrado
· Ministrante: Profa. Dra. Monica Muniz de Souza Simas
· Instituição: Universidade de São Paulo - USP / São Paulo-SP
· Carga Horária: 120 horas
· Período: 03/2008 a 06/2008

Análise do Discurso: retórica e argumentação
· Nível do Curso: Curso de Mestrado
· Ministrante: Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca
· Instituição: Universidade de São Paulo - USP / São Paulo-SP
· Carga Horária: 120 horas
· Período: 03/2008 a 06/2008

Literatura e Mestiçagem no Século XVI
· Curso Ministrado pelo Prof. Dr. Helder Garmes
· Universidade de São Paulo - USP / São Paulo-SP
· Carga Horária: 120
· Período: 15/03/2007 a 06/06/2007

Literatura Comparada - Diretrizes Clássicas e Tendências Atuais
· Curso ministrado pela Profa. Dra. Sandra Nitrini
· Universidade de São Paulo - USP / São Paulo-SP
· Carga Horária: 120
· Período: 09/08/2006 a 31/10/2006

 
Formação Continuada: Educação e Cidadania - Curso de Extensão Universitária
 
Faculdades Integradas - FAFIBE
Bebedouro-SP
Período: 16/08/2004 à 19/08/2004
 

 
Formação do Professor: O Letramento e a Articulação entre Campo Científico e Prática de Ensino - Curso de Extensão Universitária
 
Faculdades Integradas - FAFIBE
Bebedouro-SP
Período: 16/08/2004 à 19/08/2004
 

 
Filosofia e Literatura - Curso de Extensão Universitária
 
Faculdades Integradas - FAFIBE
Bebedouro-SP
Período: 04/08/2001 à 20/10/2001
 

 
Filosofia e Pensamento Moderno - Curso de Extensão Universitária
 
Faculdades Integradas - FAFIBE
Bebedouro-SP
Período: 31/03/2001 à 05/05/2001

 

 

 
 
 

 
 
 
B i o g r a f i a
Leia minha biografia e conheça minha trajetória profissional.
 

 
T r a b a l h o s
Acesse a página e conheça os trabalhos de minha autoria.
 

 
A u l a s
Tenha acesso a várias aulas de língua portuguesa e literatura.
 

 

 

 

 

 
F a c e b o o k
Acompanhe as publicações em minha página no facebook.
 

 
W a t t p a d
Tenha acesso às minhas obras publicadas integralmente.
 

 
Y o u t u b e
Assista aulas e e vídeos interessantes para estudo da língua portuguesa.
 

 


Desenvolvido por Roberto de Avila Zamoner - © 2017 Roberto de Avila Zamoner